Comércio não irá abrir na segunda-feira de Carnaval

15/02/21 é feriado e dia 16/02/21 abre normalmente.

Comércio não irá abrir na segunda-feira de Carnaval

Sindilojas 10.fev.2021

(AUTOR JORNAL MINUANO) O Sindicato dos Lojistas de Bagé (Sindilojas) e o Sindicato dos Comerciários de Bagé (Sindicom) informam que mesmo com o cancelamento do ponto facultativo, na segunda-feira, véspera do Carnaval (dia 15 de fevereiro), formalizado pelo Executivo Municipal, o comércio não irá abrir.

De acordo com nota assinada pelos presidentes do Sindilojas, Nerildo Garcia Lacerda, e do Sindicom, Nilton Machado Martins,  a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de feriados, no parágrafo único da Cláusula Terceira, proíbe a utilização de mão de obra dos empregados na segunda-feira de Carnaval. A data foi trocada pelo Dia do Comerciário, que é celebrada, anualmente, em 30 de outubro.

“Considerando as regras contidas na norma coletiva da categoria do comércio varejista, as empresas devem se abster de convocar a mão de obra de seus colaboradores para trabalhar neste dia, sob pena de pagamento da multa fixada na norma da categoria. Nos demais dias da semana, as empresas podem abrir normalmente, com a utilização de mão de obra de seus colaboradores”, pontua a nota.