Entrar Associar-se
Ínicio E-Mail Notícias Atendimento Convenções Tecnologia

Dicas de preparação para o Enem 2021: professor do Revisional do Sesc dá orientações para os candidatos

Dicas de preparação para o Enem 2021: professor do Revisional do Sesc dá orientações para os candidatos

Sindilojas 12.jul.2021

Até o dia 14 de julho, o Enem 2021 recebe inscrições e começa um período mais intenso de estudos para a preparação da prova, que ocorre nos dias 21 e 28 de novembro. Além da revisão dos conteúdos, a preocupação com a organização da rotina pode ser determinante para o sucesso no resultado. Para auxiliar os candidatos no reforço das disciplinas, o Sesc tem vagas gratuitas disponíveis para o Revisional Enem, com uma plataforma de conteúdos e aulas síncronas para jovens que estão no terceiro ano ou tenham concluído o Ensino Médio nos últimos dois anos (confira abaixo os requisitos para participar). As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho pelo site https://escolasesc.net/processos-admissionais/admissao-revisional ou https://airtable.com/shriZkZTX2BxMpKmp.

O projeto realizado no Rio de Janeiro nas comunidades próximas à Escola Sesc de Ensino Médio (Esem) ultrapassou as fronteiras desde o ano passado, quando foi preciso adaptar as aulas para o ambiente virtual. Com isso, alunos de todos os Estados podem acessar o conteúdo. “O cenário da educação no Brasil mudou muito nesse último ano e abriu um hiato ainda maior entre o ensino público e o privado. Sabemos que muitas pessoas não conseguem ter acesso à internet, mas essa iniciativa busca reduzir um pouco essas lacunas como um reforço das matérias que poderão estar na prova”, explica o professor da Esem e do Revisional Enem, Antônio Henrique de Castilho Gomes.

Para Gomes, a organização e o equilíbrio entre os estudos e a vida social são fatores que devem ser observados pelos candidatos. “Construir um cronograma prevendo quais disciplinas têm mais ou menos dificuldades, e quais têm peso maior para sua escolha de curso é muito importante. Principalmente, para não gerar uma sobrecarga e cansaço na véspera da prova. Isso também ajuda a manter uma saúde mental e física, pois quando prevemos os horários temos doses terapêuticas de estudo e podemos ter um equilíbrio com a vida social e momentos de lazer”, indica o professor. Além disso, manter-se atualizado com os acontecimentos no país e no mundo é essencial para o Enem, pois as questões muitas vezes estão relacionadas a assuntos do cotidiano assim como os temas de redação. “Por fim, fazer e refazer exercícios, provas de edições anteriores recentes e redações também devem fazer parte desse período de preparação”, esclarece. Confira abaixo cinco dicas do professor.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social. 

 

Dicas para preparação para o Enem 2021

 

1) Construir cronograma de estudos – delimitar o tempo para cada disciplina, levando em conta as com mais e menos dificuldade, e as que têm peso maior na seleção do curso escolhido. Porém, Gomes lembra que um bom número de acertos nas disciplinas que não são prioritárias para o curso de escolha pode ser um diferencial dos demais candidatos.

2) Manter-se atualizado e atento ao seu entorno – é importante estar por dentro das notícias do Brasil e do mundo. Ter um bom repertório é favorável para a resolução das questões e, principalmente, para o desenvolvimento da redação.

3) Cuidar bem da saúde física e mental – descansar o corpo e a mente são relevantes para não ter cansaço próximo da prova. Com o cronograma, é possível equilibrar os estudos, com a prática de esportes, vida social e momentos de lazer.

4) Fazer exercícios e provas anteriores – treinar com as edições anteriores recentes das provas do Enem e de vestibulares ajuda a compreender a estrutura da prova e criar estratégias para o dia do teste. Cronometrar o tempo de resolução também é importante para cumprir o prazo sem precisar se apressar. 

5) Investir na redação – escrever e reescrever textos, utilizando temas de outras edições. Se tiver acesso a um professor para corrigir, é interessante mostrar os textos para saber o que melhorar.

 

Revisional Enem 2021 – Sesc


Inscrições: gratuitas até dia 23 de julho pelo site https://escolasesc.net/processos-admissionais/admissao-revisional ou https://airtable.com/shriZkZTX2BxMpKmp

 

Requisitos para participar:

– Estar regulamente matriculado no terceiro ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio;

– Dispor de internet adequada para acessar a plataforma;

– Apresentar comprovante de matrícula no terceiro ano ou histórico (ou certificado ou declaração) de conclusão do ensino médio;

– Ter idade mínima de 16 anos.

 

Além das questões anteriores, o candidato precisa comprovar mais um dos seguintes critérios:

– Ser oriundo de escola pública ou

– Ser (ou ter sido) 100% bolsista de Escola privada e ter renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais ou

– Ser (ou ter sido) oriundo de Escola do Sesc e ter renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais, ou

– Ser dependente de comerciário e ter renda familiar bruta de até três salários

mínimos nacionais.

×

Você quer sair?

Lembre-se que para entrar novamente, precisará das informações de E-mail e Senha.

Sim Não

Endereço

R. Gen. Neto, 19 - Centro, Bagé - RS, 96400-380 | Telefone: (053) 3242 5063

Desenvolvido por:
Patrique.com.br

×

Patrique Uiliam

patrique.com.br

Telefone/WhatsApp:53 999 00 52 51

E-mail para patriqueuiliam@gmail.com

×

Explorar

Se não encontrou, prencha este formulário.

Inicie um atendimento