Fecomércio–RS lança 10ª edição do Mapa do Emprego

Sindilojas 10.mar.2021

A Fecomércio-RS divulga, nesta quarta-feira, dia 10, a 10ª edição do Mapa do Emprego, com dados baseados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2019, registro mais recente disponível no país. Desde o ano passado, o Mapa tornou-se uma ferramenta interativa em que os usuários podem ter uma visão mais ampla e completa do perfil do emprego no Rio Grande do Sul. Portanto, a partir desta edição, assim como na 9ª edição, a ferramenta apresentará duas versões: a de acesso universal e a de acesso restrito aos sindicatos da Fecomércio-RS. Na versão de acesso universal, o usuário poderá ter informações do perfil do emprego formal do estado em duas dimensões geográficas, corede e município, e em três dimensões de atividade econômica (seção CNAE 2.0, divisão CNAE 2.0 e classe 2.0). Na versão para os sindicatos, há ainda informações relativas aos estabelecimentos.

Para o presidente da Fecomércio-RS, a ferramenta é um importante instrumento de disseminação da informação, algo fundamental para a tomada de decisões. “O Mapa do Emprego é um instrumento de fácil utilização que permite que os usuários tenham uma visão ampla do perfil do emprego nas dimensões geográfica e de atividade econômica, contribuindo para melhores tomadas de decisão nas empresas e a aplicação de políticas públicas mais assertivas no que diz respeito ao mercado de trabalho. No caso dos sindicatos, o Mapa do Emprego contribui para convenções coletivas mais focadas nas necessidades dos colaboradores da atividade e respeitando peculiaridades locais”, avalia Bohn.

Ao utilizar o Mapa do Emprego 2021, os usuários poderão acessar informações como número de vínculos, perfil de gênero, etário e educacional dos trabalhadores, salários médios, tempos médios de vínculo, rotatividade, número de vínculos por porte do estabelecimento contratante, tipo de contrato e por enquadramento tributário do contratante. Para conhecer o Mapa do Emprego, clique aqui.

Dados atualizados

Em 2019, o Rio Grande do Sul apresentou 2.957.621 empregos formais. Na economia gaúcha, a maior parte dos vínculos formais era ocupado por homens (53,8%) e a idade média dos trabalhadores era de 37,9 anos. A pirâmide etária gaúcha mostra que estamos envelhecendo: 42% dos vínculos formais são de pessoas com idade igual ou superior a 40 anos. Quanto à escolaridade média, 43,9% apresentavam Ensino Médio Completo, a escolaridade mais frequente entre os trabalhadores, mas 11,4% ainda eram analfabetos ou tinham apenas ensino fundamental incompleto. Em termos médios, o tempo de vínculo era de 71,6 meses e a rotatividade, excluindo os estatutários, foi de 47,0%, comparando o fluxo de contratações e desligamentos de trabalhadores entre os anos de 2018 e 2019. Quanto à remuneração, em média na economia gaúcha, o rendimento foi de R$ 2.865,32 em 2019, sendo que os homens receberam, em média, R$ 3.076,14 e as mulheres, R$ 2.619,79. Os dados mostram também que as empresas Optantes do Simples Nacional responderam por 22,46% do emprego formal em 2019.