
Sindilojas 18.mar.2022
Na manhã desta quarta-feira (16), o vice-presidente da Fecomércio-RS André Roncatto participou de um debate entre centrais sindicais e dos trabalhadores, federações empresariais e representantes da Assembleia Legislativa do RS (ALRS) sobre o piso regional. A reunião foi organizada pelo Gabinete da Presidência da ALRS, a pedido do Deputado Valdeci Oliveira, presidente da Casa e abriu o diálogo sobre o reajuste do piso regional e as consequências da alteração.
Em dezembro de 2021, após três anos sem reajuste, o piso regional teve aumento de 5,53%. Para 2022, a reivindicação dos trabalhadores é de reposição de 15,58%. Roncatto cumprimentou a iniciativa reforçando que construir uma mesa de diálogo ampla será o caminho para construir um bom resultado. “O diálogo terá impacto relevante na economia do estado e não podemos tomar posição e ficar de cada lado, unidos construímos melhor”, declarou o vice-presidente.
“É importante ressaltar que não estamos de lados opostos e nunca estivemos. Nosso objetivo é o crescimento do RS de forma sustentável e acreditamos que este é o objetivo de todos”, declarou Rafael Goelzer, vice-presidente da Federasul.
A presidente do Conselho do Trabalho e Renda, Maria Helena Oliveira, também reforçou que “precisamos trabalhar para achar uma política para o piso regional que proporcione poder de sustento e compra”, comentou.
Participaram da reunião o presidente da ALRS, Deputado Valdeci Oliveira; os deputados estaduais, Luiz Fernando Mainardi e Zé Nunes; o vice-presidente da Fecomércio-RS André Roncatto; o vice-presidente da Federasul Rafael Goelzer; o diretor da Fiergs Guilherme Scozziero Neto; o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Amarildo Censi; o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Guiomar Vidor; o presidente da Fetar, Nelson Wild; da Força Sindical, Cláudio Correa; da Cnlutas, Tarciel, presidente do Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo; da Intersindical, Lucia Rita Mendonça, diretora do Sindisaúde RS; da Pública, Central dos Servidores, Paulo Olympio; e a presidente do Conselho do Trabalho e Renda, Maria Helena Oliveira. Um novo encontro foi marcado para 30 de março.