Notícias Você sabe a importância do Enquadramento Sindical para sua empresa? A Fecomércio-RS explica.

Sindilojas 17.fev.2021

Você sabe para que serve o Enquadramento Sindical? Ele é um instrumento definido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que ordena as categorias econômicas e profissionais em relação aos setores que a atividade das empresas representa. O enquadramento sindical é importante para o desenvolvimento das relações de trabalho porque é através dele que empregado e empregador identificam as respectivas entidades sindicais que os representam.

Identificadas as entidades sindicais, é possível saber quais as normas coletivas que devem ser aplicadas, como a convenção coletiva de trabalho, o piso salarial, a data do reajuste e outras cláusulas que impõem direitos e deveres para empregadores e seus funcionários.

Na Fecomércio-RS, é o Conselho de Organização Sindical (COPOS) que, dentre suas atribuições, indica o enquadramento sindical individual das empresas do setor de comércio de bens e de serviços no estado do Rio Grande do Sul. A relação de documentos para formular consulta acerca de enquadramento sindical pode ser acessada através do site da Fecomércio-RS: fecomercio-rs.org.br/enquadramento-sindical ou ainda ser solicitada através do e-mail sindical@fecomercio-rs.org.br.

Além de estarem representadas, a filiação correta permite às empresas seguirem as normas coletivas criadas para atender às necessidades específicas da sua categoria e ter seus interesses defendidos pela sua entidade de classe além de utilizar os serviços disponíveis para a sua empresa. Dentro da Fecomércio-RS, são mais de 100 sindicatos do setor de comércio e de serviços para as empresas se associarem. Além de terem seus interesses defendidos por um sindicato empresarial, as empresas podem desfrutar de produtos e serviços especiais oferecidos por nossos sindicatos. Localize seu sindicato e associe-se!